quarta-feira, 3 de maio de 2023

Marcel van Hattem conclama parlamentares a reagirem ao totalitarismo e critica Moraes, do STF: ‘A ditadura do Judiciário já é uma realidade’


O deputado federal Marcel Van Hattem, da tribuna da Câmara, conclamou os colegas à reação contra os avanços do totalitarismo no Brasil, em suas várias vertentes. O deputado comemorou a vitória ocorrida ontem, na retirada de pauta do PL da Censura. Van Hattem disse: “Vitória da democracia, do estado de Direito, vitória do povo brasileiro. Porque mais importante que a discussão sobre censura, que é fundamental, é o fato de que o poder Judiciário, o poder Executivo querem arrastar este parlamento para o momento autoritário que esses dois poderes estão criando no Brasil”. 

O deputado explicou: “A ditadura do Judiciário já é uma realidade. O que eles querem é apenas que os parlamentares convalidem aquilo que o ministro Alexandre de Moraes já tem feito - censurado, bloqueado redes sociais, bloqueado contas bancárias por manifestação de opinião de cidadãos, prendido pessoas. O que o Supremo quer é apenas que nós convalidemos aqueles abusos inconstitucionais já cometidos”.

Van Hattem prosseguiu: “E o poder Executivo demonstrou ontem, de uma forma cristalina, que não tem compromisso com a liberdade de expressão, não tem compromisso com a iniciativa privada. Pelo contrário. Se você diverge do governo, como foi o Google, o governo ameaça com multas pesadas. Quando você concorda com o governo, como foi o caso da Globo e outros meios de comunicação tradicionais, aí não tem problema nenhum. Isso é ditadura, isso é opressão. Felizmente, aqui na Câmara dos Deputados, não nos curvamos. Graças ao apoio, também, do povo, que foi às ruas”. 

O deputado alertou sobre o avanço do totalitarismo inclusive dentro do Legislativo, onde os presidentes das Casas detêm poderes praticamente absolutos. Van Hattem disse: “O que me preocupa é que este autoritarismo também se estabeleça de forma definitiva aqui no parlamento”. O deputado relatou que soube pela imprensa, ao ser consultado, sobre um documento assinado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, retirando o seu partido, o Novo, da CPMI do dia 8 de janeiro. O deputado se exaltou: “isso não existe!”.

Van Hattem apontou que, ao retirar a vaga do partido, Lira está rasgando o regimento da Câmara e também o do Congresso. Ele disse que, entre os assessores da Câmara, já circulam memes ironizando o uso do regimento feito pelo deputado, com o “regimento interno do Lira”. O deputado afirmou: “queremos a vaga do Novo”, enfatizando: “nós queremos justiça e o que é do nosso direito, nada menos e nada mais. Que seja cumprido o regimento e a constituição”.

Muitos brasileiros estão vivendo sob o jugo de uma ditadura, em que seus direitos e garantias fundamentais estão sendo desrespeitados. O país tem presos políticos e pessoas, jornais e sites censurados. A renda da Folha Política, e também de outros canais e sites conservadores, está sendo confiscada a mando do ministro Luís Felipe Salomão, ex-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, em uma decisão que recebeu o respaldo dos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. Toda a renda de mais de 22 meses do nosso trabalho é retida sem qualquer justificativa jurídica.

Se você apoia o trabalho da Folha Política, que há 10 anos mostra os fatos da política brasileira, e pode ajudar o jornal a permanecer em funcionamento, doe qualquer valor através do Pix, usando o QR Code que aparece na tela ou o código ajude@folhapolitica.org. Caso não utilize PIX, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.

Há 10 anos, a Folha Política vem enfrentando a espiral do silêncio imposta pelo cartel midiático que quer controlar a informação. Pix: ajude@folhapolitica.org

Com imagens registradas pela TV Câmara - Plenário Ulysses Guimarães

Todo o faturamento gerado pela Folha Política desde 1º de julho de 2021 está bloqueado por ordem do TSE. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do
PIX: ajude@folhapolitica.org
Depósitos / Transferências (Conta Bancária): 

Banco Inter (077)

Agência: 0001

Conta: 10134774-0

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09

-

Banco Itaú (341)

Agência: 1571

Conta: 10911-3

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário