sábado, 13 de abril de 2019

Modesto Carvalhosa anuncia que pedirá o impeachment de Toffoli: ‘Ele não mais preenche os requisitos de decoro que são fundamentais para o exercício do cargo de ministro’


Imagem: Produção Ilustrativa / Folha Política
O renomado jurista Modesto Carvalhosa anunciou que pedirá o impeachment do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, após a revelação de que Toffoli consta da delação do empresário Marcelo Odebrecht. Em documento apresentado à Polícia Federal, Marcelo Odebrecht explicou que o codinome “amigo do amigo de meu pai” refere-se ao atual presidente do Supremo Tribunal Federal. 

Ouça: 


Carvalhosa lembrou que a reputação ilibada é um requisito para ser ministro do Supremo Tribunal Federal. E explicou: “A reputação ilibada não é só na posse. Ele tem que manter a reputação ilibada durante todo o exercício da função de ministro do Supremo Tribunal Federal. Diante desse documento, ele não tem mais condições de se manter como ministro ou presidente do Supremo”.

Leia também: 

O jurista explicou que, embora a ausência de reputação ilibada seja suficiente para pedir o impeachment do ministro, há outros elementos que deverão constar da petição que será apresentada, que já foram apresentados pela imprensa em momentos anteriores, como, entre outros, a decisão de soltar o ex-ministro José Dirceu através de um habeas corpus de ofício. 

Durante uma entrevista ao programa Os Pingos nos Is, o jurista lamentou que, pela ação de alguns ministros, o Supremo Tribunal Federal esteja perdendo sua legitimidade como instituição. Carvalhosa disse que o STF perdeu a legitimidade e a respeitabilidade, e é hoje uma instituição desmoralizada. O jurista lembrou que o povo está saindo às ruas para pedir o impeachment de ministros do Supremo, com a mesma indignação com que pediu a saída da ex-presidente Dilma, e questionou: “Como você pode ter juízes que são repelidos pela própria cidadania brasileira?”. 

Veja também: 







Gazeta Social
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...