![]() |
Imagem: Reprodução / Redes Sociais |
Em entrevista concedida a diversos veículos internacionais de imprensa, o juiz Sérgio Moro explicou que os crimes devem ser investigados e punidos independentemente de seus reflexos políticos. Questionado sobre o uso de caixa nas eleições, explicou: "Tanto o caixa 2, que seria uma doação eleitoral irregular não contabilizada, como a corrupção, são crimes. Ambos têm de ter uma resposta institucional. O que é certo é certo, o que é errado é errado, e as pessoas que se envolveram sabiam que era ilegal e devem sofrer as consequências".
Posteriormente, questionado sobre a inelegibilidade de Lula após a confirmação da condenação, Moro explicou que a mesma lógica se aplica: "Alguém cometeu um crime, a lei prevê inabilitações e isso pode acontecer".
Leia abaixo o trecho da entrevista que trata de Lula:
Uma decisão sua — a condenação do Lula — pode deixar fora da eleição um presidenciável importante. Como o senhor se sente diante da possibilidade de ter influenciado diretamente a disputa de 2018?O papel do juiz é cumprir a lei. O juiz cumpre a lei e julga os processos segundo as leis. As consequências fora do processo não são da responsabilidade do juiz. Se eventualmente essa situação acontecer, não foi porque o juiz assim decidiu. Alguém cometeu um crime, a lei prevê inabilitações e isso pode acontecer.Leia também:
Brasil gasta R$ 10 bilhões por ano com vereadores