sexta-feira, 26 de abril de 2019

‘Autoridade depende de confiança e credibilidade. Se você perde isso, a força é a única coisa que sobra’, diz ministro Barroso, do STF


Imagem: Produção Ilustrativa / Folha Política
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), em uma palestra na Universidade de Columbia, nos EUA, afirmou que a população vem percebendo a Corte como “um obstáculo à luta contra a corrupção no Brasil”, e que isso ocorre devido a atos e decisões da própria Corte. 

Ouça: 


Barroso disse: “A questão que me é feita várias vezes é por que a Suprema Corte está sob ataque, por que está sofrendo esse momento de descrédito. Bem, o que acho que está acontecendo é que uma grande parte da sociedade brasileira e da imprensa percebem a Suprema Corte como um obstáculo à luta contra corrupção no Brasil. Eles sentem que o Supremo protege a elite corrupta”.

Leia também: 

O ministro mencionou: a decisão que envia para a Justiça Eleitoral variados tipos de crimes, bastando que se alegue conexão com crimes eleitorais; a decisão que proibiu conduções coercitivas “quando os corruptos foram atingidos”; a retirada de processos do foro de Curitiba; o fato de ministros do Supremo descumprirem a decisão colegiada sobre prisões após condenação em segunda instância; e os habeas corpus concedidos pela Segunda Turma na Lava Jato do Rio de Janeiro. Barroso explicou: “São fatos e não minha opinião”. Para o ministro, a sociedade entende que  “alguns ministros demonstram mais raiva dos promotores e juízes que estão fazendo um bom trabalho do que dos criminosos que saquearam o país”.

O ministro Luís Roberto Barroso resumiu: “uma Corte que repetidamente e prolongadamente toma decisões com as quais a sociedade não concorda e não entende tem um problema”. E acrescentou: “porque a autoridade depende de confiança e credibilidade. Se você perde isso, a força é a única coisa que sobra”.

Veja também: 








Gazeta Social
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...