![]() |
Imagem: Produção Ilustrativa / Folha Política |
Em um comunicado divulgado na página oficial do Partido dos Trabalhadores e assinado por sua presidente Gleisi Hoffmann, o partido informa que “as reservas financeiras mantidas pelo PT esgotaram-se nas campanhas de 2018”. A nota lembra ainda que a campanha presidencial deixou dívidas. Segundo o comunicado, “o Partido subsiste praticamente do Fundo Partidário”, considerado insuficiente, e deverá gastar parte considerável de seus recursos para pagar multas da Justiça Eleitoral.
Ouça:
Nesse contexto, o partido lançou uma série de medidas para tentar equilibrar suas finanças. As medidas propostas são: suspensão de viagens e hospedagens de dirigentes e funcionários em dezembro e janeiro; revisão da folha de pagamento do Diretório nacional; redução de contratos de prestação de serviços; redução de aluguéis; reforço de campanhas de arrecadação; e criação de regras de ‘compliance’.
No item sobre as campanhas de arrecadação, o partido lista a possibilidade de campanhas de arrecadação em massa, do tipo crowdfunding, e também a “contribuição financeira de parlamentares, cargos comissionados e filiados(as)”.
Leia também: