sexta-feira, 20 de julho de 2018

'Bot' que monitora postagens políticas na internet falha e não mostra movimento de páginas de direita


Imagem: Produção Ilustrativa / Folha Política
O grupo Monitor do Debate Político, coordenado pelo professor Pablo Ortellado, criou uma ferramenta de utilidade pública para acompanhar seu monitoramento de redes sociais. Um perfil do Twitter divulga, duas vezes por dia, a lista das cinco postagens mais compartilhadas nas seis horas precedentes, em três categorias: "esquerda", "direita" e "imprensa". 


Segundo o grupo, "essa conta é um bot, ou seja, é controlada por um software que produz tweets automáticos de utilidade pública. Por enquanto o bot está programado para publicar duas vezes por dia (uma vez as 14:00 e outra as 20:00) a lista das cinco postagens mais compartilhadas nas seis horas precedentes (os tweets desta categoria estão identificado como #top5posts). Essas postagens serão organizadas em três grupos: das páginas que monitoramos de esquerda (#esquerda), de direita (#direita) e da imprensa (#imprensa)".

Hoje, na postagem das 14:00, o software automático falhou e apresentou apenas as tags #esquerda e #imprensa. Até as 15:30, o post #direita não havia sido publicado, embora normalmente os três sejam publicados juntos automaticamente.  Não se sabe o motivo da falha, mas não é por falta de atividade nas páginas de política. Na última atualização, das 19:00 de ontem, a postagem com mais atividade era um vídeo do deputado Jair Bolsonaro no aeroporto de Goiânia. Em segundo lugar, uma postagem do MBL, que atualmente está indisponível; em terceiro lugar, um vídeo da Folha Política mostrando um trecho de gravação do programa Profissão Repórter, que não foi exibido pela rede Globo; em quarto, outro vídeo de Bolsonaro; e em quinto, um vídeo mostrando a jurista Janaína Paschoal. 



Após essa atualização, o vídeo que estava em terceiro lugar viralizou na internet, sendo replicado por inúmeras páginas. 

Assista:


O vídeo também está disponível no Youtube: 




Leia também:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...