quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Criança de três anos com febre amarela supera a doença e tem alta em Colatina


Imagem; Brunela Alves
O caso de Vitor é o primeiro confirmado por febre amarela na cidade de Colatina. O município já registra três óbitos com suspeitas da doença.

Dos sete pacientes diagnosticados com febre amarela que tiveram alta hospitalar no Espírito Santo, um é Vitor Rocha Teles, de 3 anos. Morador de Cascatinha de Pancas, interior de Colatina, o menino é o primeiro caso confirmado da doença no município.

A mãe de Vitor, Roberta Rocha Giacomin, 32 anos, disse que o filho começou a passar mal na terça-feira (17) com febre alta. “No dia seguinte levamos ele ao médico porque ele estava muito abatido, e descobrimos que ele estava com dor de garganta”.

Roberta disse que na quinta-feira (19), Vitor ficou o dia todo deitado na mesma posição e com as mãos segurando a cabeça. No mesmo dia, à noite, ela levou o filho para o pronto-socorro de um hospital particular, em Colatina. “O médicos disseram que ele estava desidratado e precisava ficar internado tomando soro. Meu filho só queria ficar dormindo”, disse.

Na sexta-feira (20), de acordo com a mãe, Vitor estava com a urina avermelhada e começou a ficar amarelado na região dos olhos, pés e face. Após a realização de exames laboratoriais foi descartada a hipótese de dengue. No dia seguinte, novos exames foram realizados e as plaquetas baixaram ainda mais, por isso, os médicos recomendaram a internação na Unidade de Terapia Infantil (UTIN). “A respiração dele estava alterada e ele precisou usar aparelhos. Os médicos também fizeram uma transfusão de sangue e no domingo (22) Vitor apresentou melhoras”, disse.

Os médicos pediram para repetir os exames laboratoriais na segunda-feira (23), que mostraram a melhora no quadro clínico e Vitor saiu da UTIN. Na terça-feira, Victor obteve alta e voltou para casa. Exames constataram que o menino Vitor não teve sequelas.

Roberta ainda não consegue acreditar que o filho teve a doença e conseguiu ser curado. “Nem passava pela minha cabeça que ele estava com febre amarela. Até agora eu não consigo acreditar que ele passou por tudo isso. Estava achando que era dengue. Ficamos muito preocupados porque os casos de febre amarela têm levado muita gente à morte. Foi um milagre de Deus”, disse.

A mãe e o padrasto tomaram a vacina, mas o pequeno Vitor não pode tomar porque, de acordo com informações dos médicos passados para a família, agora ele já está imune porque, segundo a Organização Mundial de Saúde, não há casos reincidentes da febre amarela.

Exames do Laboratório Central de Saúde do Espírito Santo (Lacen) comprovam que foi detectada a presença do vírus de febre amarela em Vitor, mas não foi especificado se era silvestre ou urbana. A família mora em uma região cercada por mata.


Imagem: Brunela Alves

























CASOS CONFIRMADOS

De acordo com o novo balanço divulgado pela Sesa, subiu para 45 o número de notificações suspeitas da doença no Estado, sendo que 11 já foram confirmadas e duas descartadas. Entre os casos comprovados estão cinco pacientes são de Ibatiba, um de Baixo Guandu, um de Brejetuba, um de Colatina, um de Conceição do Castelo, um de Itaguaçu e um de Pancas.

Outros 32 casos permanecem sob investigação. Até agora 11 pacientes já receberam alta e 14 estão internados. Oito mortes foram registradas, incluindo os três óbitos já confirmados pela Sesa.

MAIS VACINAS

Nesta terça (31), a Sesa informou que mais 700 mil doses da vacina contra febre amarela chegaram ao Estado. As vacinas serão enviadas para as Regionais de Saúde nesta terça e estarão disponíveis para retirada pelos municípios na quarta-feira (1º). Outras 300 mil devem chegar até sexta-feira (03). Este um milhão de doses será destinado à ampliação da vacinação cautelar no Estado e para os viajantes dos demais municípios. Com isso, totalizam 2 milhões de doses de vacinas enviadas ao Estado pelo Ministério da Saúde desde o dia 19 de janeiro.

Veja também:
Homem xinga Sheherazade de adúltera por novo namorado após divórcio e é 'calado' pela jornalista
Após rumor de relacionamento com Danilo Gentili, Rachel Sheherazade assume namoro com tabelião
Sabia que jovens entre 15 e 29 anos podem viajar de graça pelo Brasil?
Casal que abandonou empregos para viajar está quebrado e agora limpa banheiros para sobreviver

Não deixe de ler:
Foto de Letícia Sabatella escancara hipocrisia da esquerda e viraliza
Silvio Santos se nega a furar fila em seção eleitoral e dá exemplo de cidadania
Estados Unidos oferece projetos para quem deseja deixar o Brasil e quer virar cidadão americano
Igreja usa dízimo para construir casas para sem-teto

Não perca as notícias abaixo:
Advogados de Lula pedem direito de resposta no JN e Lula acaba humilhado por Alexandre Garcia; veja vídeo
Homem despeja alumínio líquido em formigueiro e descobre arquitetura impressionante; assista
Veja algumas coisas incríveis construídas por presidiários
Deputado publica vídeo antigo com declarações de Lula sobre sítio, explode polêmica e ex-presidente responde; veja

Gazeta Online
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...