sábado, 11 de janeiro de 2014

Nove das 10 temperaturas mais altas do mundo foram registradas nesta semana no Brasil


Imagem: Reprodução
Às 15h desta sexta-feira, seis das 10 estações meteorológicas que apresentavam as maiores temperaturas em todo o mundo estavam no Rio de Janeiro. Outras três apontavam temperaturas de outros estados brasileiros. A única temperatura calculada em uma estação fora do Brasil ficava na cidade de El Vigia, na Venezuela.


O ranking foi feito pelo meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) Giovanni Dolif, com base em informações colhidas por 4.232 estações em todo o mundo acessadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
No Rio de Janeiro, a estação que alcançou a maior temperatura foi a de Jacarepaguá (sensação térmica de 52 º C) – perdendo apenas para a de Joinville (51 º C), em Santa Catarina. Na sequência, a lista classificou as estações de Cabo Frio (RJ), Santa Cruz (RJ), Aeroporto do Galeão (RJ), Campo dos Afonsos (RJ), Jacareacanga (PA), Bauru (SP), El Vigia (Venezuela) e Aeroporto Santos Dumont (RJ).
O meteorologista fez a ressalva de que o Hemisfério Norte encontra-se no inverno e de que às 15h a Austrália já havia chegado a madrugada. Entretanto, prossegue o especialista, os dados são significativos, visto que as estações cariocas e brasileiras superaram, por exemplo, todas temperaturas registadas no continente africano. Dolif também salientou que que nos próximos dias a sensação térmica continuará alta no Rio, mesmo com a previsão de chuvas na tarde de sábado.

As estações meteorológicas mais “quentes”:
1) Jacarepaguá (RJ)
2) Joinville (SC)
3) Cabo Frio (RJ)
4) Santa Cruz (RJ)
5) Aeroporto do Galeão (RJ)
6) Campo dos Afonsos (RJ)
7) Jacareaganga (PA)
8) Bauru (SP)
9) El Vigia (Venezuela)
10) Aeroporto Santos Dumont (RJ)

com O Globo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...