segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Comparação de gêmeos fumantes e não-fumantes mostra visíveis diferenças


Os dois gêmeos fumaram, mas o da direita manteve o hábito por 14 anos a mais.
Sua pele é mais enrugada e flácida

(Foto: American Society of Plastic Surgeons/Divulgação)

Pesquisa compara rostos de gêmeos fumantes e não-fumantes. Cirurgiões plásticos constataram envelhecimento prematuro visível ao comparar as fotos

A gêmea à esquerda fumou 17 anos a mais que a da direita.
A diferença é notável na pálpebra inferior e nas
rugas dos lábios (Foto: American Society of Plastic Surgeons/Divulgação)
Fumar faz mal à saúde. E uma pesquisa liderada pelo cirurgião plástico Bahman Guyuron, nos Estados Unidos, prova também os prejuízos à aparência. O envelhecimento prematuro é visível ao se comparar fotos de gêmeos idênticos fumantes e não-fumantes, divulgadas pela American Society of Plastic Surgeons. Os dados são da revista Plastic and Reconstructive Surgery e do jornal Daily Mail.
A gêmea da direita é fumante e a da esquerda não fuma.
Note as marcas de expressão ao redor do nariz e da boca da fumante

(Foto: American Society of Plastic Surgeons/Divulgação)
Sem o conhecimento do histórico de tabagismo dos voluntários, cirurgiões plásticos avaliaram as características faciais por meio de fotos. Constataram que o envelhecimento era mais acentuado nos fumantes ou nos que fumavam há mais tempo. O maior impacto foi sobre os dois terços inferiores do rosto, causando principalmente enrugamento dos lábios e bochechas caídas.O levantamento contou com dados e fotos de 79 gêmeos idênticos, sendo que, em cada par, um fumava e o outro não, ou um fumava por pelo menos cinco anos a mais que o outro. A idade média é de 48 anos.
A gêmea da esquerda não é fumante e a da direita mantém o hábito por 29 anos.
O envelhecimento na região dos olhos é maior na fumante
(Foto: American Society of Plastic Surgeons/Divulgação)
O vício reduz o fluxo de oxigênio para a pele, o que também diminui a circulação sanguínea, explicou o cirurgião Guyuron. Ele ainda adverte que não importa o tempo de fumo, parar o quanto antes faz uma grande diferença para saúde e pele. “Isso é notável mesmo entre os gêmeos em que ambos são fumantes, uma diferença de cinco anos ou mais de duração do fumo causa mudanças visivelmente identificáveis no envelhecimento facial”. 
Terra Saúde
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...